Autoras: Júlia Marcel, Camila Reis e Raquel Talone.
Em nossa visita à Cidade de Goiás, aprendemos que becos são ruas sem saídas; são muito estreitas, muito curtas; às vezes, de um lado, ficam as casas e do outro, os muros. Há muitos deles na Cidade de Goiás. Além disso, as ruas são feitas de pedras; alguns muros são de pedras e outros, de tijolos.
Passamos por muitos becos em nossa visita a essa cidade antiga.
Não há muitos becos nas cidades grandes. Mas há muitos becos na Cidade de Goiás. Você sabe por quê? Lá, existem muitos becos, porque ela é uma cidade antiga, pequena e as pessoas andavam mais a pé do que de carro.
Cora Coralina gostava muito dos becos da Cidade de Goiás. Por isso, escreveu um livro de poemas sobre esses becos. Ele se chama “Becos de Goiás e Estórias Mais”, que foi o seu primeiro livro.
Acontecem eventos nos becos da Cidade de Goiás, como, por exemplo, a Procissão do Fogaréu (na quarta-feira santa, ela passa por ruas e becos dessa cidade) e serenatas de Natal (feitas pelo Coral Solo, no dia 20 de dezembro).
Em vários poemas e contos, a vida da Cidade de Goiás é traduzida a partir da vida nos becos e das pessoas que neles vivem.
A cada esquina, a cada pequena rua ou beco, há muito para se descobrir e se admirar em meio às construções de largas paredes que fazem da Cidade de Goiás, uma das mais belas visões que se pode ter no estado!
Você já foi à Cidade de Goiás? Passou por algum beco? Como ele era? Compartilhe conosco suas experiências.
Eu gostei muito de fazer esse trabalho!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
ResponderExcluir