segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Igreja Nossa Senhora Aparecida

Autoras: Deborah Pena, Isadora Oliveira e Julia Rezende.

A Igreja Nossa Senhora Aparecida foi construída em cima de um pequeno vilarejo, local onde existiu até a metade do século XIX um pequeno núcleo urbano.

Essa capela apresenta em sua fachada a data 1912, desconhecendo-se ao certo se refere ao ano de contrução ou se de alguma reforma de importância.

A Igreja Nossa Senhora Aparecida apresenta as mesmas proporções que a planta da Igreja de Santa Maria do Castelo da cidade Estremoz, em Portugal, concluída em 1562. Ainda não se sabe, por falta de documentação conhecida, qual o motivo dessa semelhança.

Pelo exterior da Igreja Nossa Senhora Aparecida há um pequeno torreão central (terraço no alto da edificação) que reproduz o volume do templo, inclusive com a data da inauguração. O sino apresenta uma maneira mais simplificada que nos demais edifícios religiosos vilaboenses: apresenta-se acoplado (conectado) a uma estrutura metálica presa a uma das paredes laterais do edifício.

A Igreja Nossa Aparecida é mais conhecida como o Portão da Cidade de Goiás.

O belo e altivo templo de Nossa Senhora Aparecida é uma igreja histórica, que todos os anos prepara-se para receber milhares de fiéis oriundos (proveniente) de diversos lugares, que se tratam de romeiros, pagadores de promessas, que enfrentando o sol ardente durante longo trecho, vêm reverenciar a padroeira do Brasil, em uma autêntica demonstração de fé, devoção e respeito.

Esta é uma festa religiosa, que faz parte da agenda cultural da Cidade de Goiás, que acontece todo mês de outubro e chama-se “Romaria e Festa em Louvor a Nossa Senhora Aparecida”. Tem-se notícia de que, nessa festa, são realizados leilões, missa campal (que se realiza ao ar livre, em altar improvisado) e carreata, conduzindo a imagem da padroeira da cidade de Goiás até o povoado de Areias.

A Igreja Nossa Senhora Aparecida faz parte do patrimônio histórico mundial, sendo considerada um monumento que integra o conjunto dos bens tombados da cidade de Goiás.

Você conhece a Cidade de Goiás? Já visitou a Igreja Nossa Senhora Aparecida? O que você mais gostou na cidade? Conte para nós!

Nenhum comentário:

Postar um comentário