segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Cidade de Goiás: Museu das Bandeiras

Autores: Artur Gonçalves Rodrigues, João Pedro de Albuquerque Matos e João Pedro Monteiro Biagi.

O Museu das Bandeiras foi construído por escravos, no século XVII. Antigamente, o Museu das Bandeiras funcionava como prisão de brancos e câmara dos vereadores. Hoje em dia, funciona como museu.

Ao visitar esse museu podemos encontrar instrumentos usados no garimpo, peças de porcelana, estas fruto da presença portuguesa na cidade, a Cruz do Anhanguera original, a funerária dos índios, os instrumentos de tortura (usados para torturar prisioneiros) e documentos importantes sobre a cidade de Goiás. Peças de mobiliário e utensílios dos séculos XVIII e XIX dividem a atenção com painéis que resumem a história da exploração dos Bandeirantes.

Na década de 50, algumas modificações foram feitas para facilitar o acesso às salas de prisão. Entre elas, a abertura de portas e a construção de sanitários e de dependências para os serviços de apoio.

Antigamente, o acesso as salas da prisão eram feitos por alçapões no piso do pavimento superior.

O Museu das Bandeiras é um dos edifícios mais importantes da Cidade de Goiás. Fica situado na Praça Dr. Brasil Ramos Caiado (Praça do Chafariz) no Setor Central da Cidade de Goiás.

Você já foi ao Museu das Bandeiras? Você gostou? Fale para nós o que chamou sua atenção neste local.

2 comentários:

  1. O Museu das Bandeiras é um dos mais conhecidos museus da Cidade de Goiás

    ResponderExcluir
  2. Ficou ótimo, o trabalho de vocês!!!

    ResponderExcluir