segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Museu da Boa Morte

Autoras: Giovanna Santos Cunha, Luiza de Miranda Camapum e Maria Eduarda de Lima Munhoz.

O Museu da Boa Morte tem esculturas e trabalhos do artista Veiga Valle. Coisas muito antigas para conhecer, ver e aprender. Ele fica perto da Praça do Coreto e foi construído há muito tempo atrás, no ano de 1779. Este museu foi construído para que as pessoas pudessem apreciar a arte antiga de Goiás. O artista Veiga Valle é um escultor muito famoso conhecido mundialmente.

Na entrada há um poço construído pelos escravos de antigamente e também um sino antigo. Este monumento possui paredes grossas e é acompanhado de muitas grades construídas atualmente. Quem quiser viver o passado vá até lá.

No Museu da Boa Morte há mais de 236 trabalhos incluindo peças litúrgicas de prata, custódias, tocheiros, coroas, cálices, castiçais e lampadários do século XVIII e XIX, as peças de origem portuguesa e telas com temas religiosos completam o acervo.

Agora vamos falar do artista José Joaquim da Veiga Valle, um artista barroco que foi descendente da família real portuguesa da época e era considerado o “Aleijadinho goiano”.

No ano de 1921, um incêndio destruiu o altar-mor, a sacristia e ainda várias imagens de madeira atribuídas ao escultor Veiga Valle.

Em 1969 passou a ser um museu de Arte Sacra da Boa Morte. Ele é o único edifício que contém arte Barroca. Sua construção foi iniciada pelos militares, que não puderam concluí-la devido a uma proibição real que os impediu de serem proprietários de igreja.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre o museu responda: De que maneira uma visita ao museu poderá contribuir para a formação do ser humano?

Nenhum comentário:

Postar um comentário